Catwalk

Nesse ano, o line-up de desfiles irá contar com 7 marcas que já participaram de edições anteriores – Garota Chic, Jacu, Leveza do Ser, Reptilia, Vale da Seda, Veine e Novo Louvre; além de outras 7 que estreiam nas passarelas do ID Fashion – Recco, H-AL, Be Little, Manhood, Taquion, Dona Fina e Marli Puertas -, e 3 da geração de novos talentos – Sassy, Projeto Zero Um e Arbol -, totalizando 17 desfiles.

 

Na área Living Lab & Store, que reúne exposição interativa das marcas participantes e showrooms que irão comercializar as coleções apresentadas na passarela, marcam presença Rocio Canvas, Novo Louvre, Projeto 01, Reptilia, Vale da Seda, Jacu, Recco, Veine, Leveza do Ser, Noiga, My Hat, Elyane Fiuza, Be Little, Garota Chic, Manhood, Taquion, Brado, Marli Puertas, Tibi for Kids e Dona Fina.

Arbol

Moda integrada com a natureza

Dentre os novos talentos apresentados nesta edição do ID Fashion, a Arbol chega com um conceito de marca e estilo comprometidos com valores socioambientais, propondo um vestir que colabore para despertar a consciência para práticas positivas de vida e consumo. A marca utiliza o conceito de “seasonless” para o desenvolvimento de suas coleções, privilegiando tecidos duráveis e modelagem descomplicada para refletir uma moda urbana, funcional e extremamente contemporânea.

Arbol - @arbol.oficial

Be Little

Grandes ideias para pequenos consumidores

Desde seu próprio nome – pequeno -, a marca de moda infantil Be Little emprega todo seu know-how de forma a valorizar e eternizar a melhor fase da vida de seus consumidores criando roupinhas especiais que eternizam este período tão especial. Fundada em 2001, a marca produz 10 mil peças/mês, distribuídas em todo o território nacional, mantendo quatro lojas próprias na capital paranaense. Utilizando matérias-primas especiais e adequadas aos seus pequenos consumidores, a Be Little oferece ao mercado um amplo portfólio de produtos, incluindo peças para prematuros, sendo a única confecção brasileira a fabricar itens para bebês com menos de 3 kg.

Be Little - belittle.com.br

Dona Fina

Moda para mulheres reais

A Dona Fina surgiu em 2010 como faccionista, produzindo para marcas renomadas e, assim, obtendo experiência e excelência em qualidade, iniciando posteriormente o desafio de ouvir o consumidor, buscar o que faltava no mercado, fazendo vendas de loja em loja e, principalmente, ouvindo e anotando críticas e elogios de cada cliente. Dessa forma, identificaram uma certa frustração da mulher brasileira em encontrar roupas que realmente vestissem consumidoras reais, aquela que não está inserida na medida padrão imposta pela moda. Assim, estabelece-se o perfil e objetivos da marca que é vestir a mulher de verdade e quebrar o paradigma de que determinadas peças são para determinados manequins.

Dona Fina - donafina.com.br

Garota Chic

Moda tween contemporânea

O público da Garota Chic são meninas que se encontram na fase de transição entre a infância e adolescência, conhecidas como tween, mas que sabem o que querem vestir como forma de serem inseridas em seu grupo social. Com hábitos de consumo especiais, essas garotas não querem mais usar roupas que as deixem com aspecto infantil, mas também não compram as peças tens convencionais por as considerarem demais ousadas. Sempre atenta às matérias-primas mais adequadas e confortáveis, a grife aposta em coleções que primam pela delicadeza, em cartela de cores diversificada e na profusão de estampas que refletem o frescor da idade de suas jovens consumidoras.

Garota Chic - garotachic.com.br

H-al

Peças Arte Vestíveis

Completando 10 anos de atividades, a marca H-AL investe em um trabalho autoral, que produz o mínimo impacto ambiental possível, gerando peças de arte vestíveis onde o tecido é usado como suporte de ideias e transformado em roupa através de técnicas artesanais e manuais. Distante do processo convencional de produção de moda, todas as peças são únicas e questionam a posição dos seres humanos perante o mundo e o tempo. Traz na bagagem os figurinos para a cantora Elza Soares na turnê A Mulher do Fim do Mundo, exposição na Bienal de Curitiba, performances no MAC e Museu Oscar Niemeyer, além do Prêmio de Calçado Estilo Brasil na Francal Top de Estilismo.

H-AL – h-al.com

Jacu

Moda urbana e atemporal

Em contraponto ao nome da marca, associado ao “estar fora de moda”, a Jacu se caracteriza por celebrar as individualidades em cada peça de roupa que é inspirada pela liberdade obtida pelas referências urbanas, como ruas, praias e calçadas. Assinada por Edson de Medeiros, a marca mantém distância dos meios de produção em massa, buscando novas formas de relação na urbanidade e refletindo o comportamento brasileiro com um olhar irônico e irreverente. Com um público eclético, definido como bem resolvido e que privilegia uma roupa confortável e ousada, a Jacu integra o coletivo Trama, composto por seis marcas locais – H-AL, Jacu, Reptilia, Veine, Pine-Ax e Bruna Bomfim -, grupo que promove um trabalho de posicionamento e divulgação do design de moda na cena fashion curitibana.

Jacu - jacustore.com.br

Leveza do Ser

Comfortwear promovendo o bem-estar

Criada em 2013 pela estilista Angélica Sanches, que decidiu unir os conceitos de suas duas paixões – a prática milenar do yoga e a moda – para desenvolver uma nova marca focada em um lifestyle que tem como premissa o bem-estar, a Leveza do Ser destaca-se pelo design inovador de forma a transformar o ato de vestir em uma experiência única e acolhedora. Inspirada por mulheres com estilo de vida dinâmico, entre 30 e 55 anos, que buscam qualidade de vida e bem-estar e, ao mesmo tempo, acreditam no poder do vestuário para obter equilíbrio e paz de espírito, a Leveza do Ser defende uma relação sensorial agradável ao vestir propondo ao consumidor peças que privilegiam o conforto sem abrir mão do estilo e conceito de moda. Além do conforto, a linguagem visual inovadora, a exploração da sensação tátil dos materiais, a modelagem e o refinamento estético são características que estão no DNA da marca.

Leveza do Ser - levezadoser.com.br

Manhood

Moda masculina com arrojo e bom humor

A marca Manhood é direcionada para um homem que se destaca pelo humor, aparência e comportamento, priorizando nos momentos de lazer os amigos, seu animal de estimação e a degustação de cervejas. Vaidoso, gosta de frequentar barbearia para cuidar das longas barbas, é eclético quando o assunto é música e adora conversar sobre carros e jogos. Criada em 2016, a marca traz como diferencial a estamparia exclusiva que resgata conceitos do universo masculino de uma maneira cômica e arrojada.

Manhood - usemanhood.com.br

Marli Puertas

Design para mulheres autênticas

Marca parceira da Vale da Seda no ID Fashion 2017, Marli Puertas se destaca pela elegância, exclusividade, conforto e qualidade de suas peças inspiradas no dinamismo da mulher contemporânea. Para atender a esse conceito, a empresa conta com uma equipe de estilo especializada em design e inovação que busca, constantemente, soluções criativas para o desenvolvimento de coleções. Marli Puertas também é reconhecida por seus trabalhos manuais evidenciando em suas produções o resgate cultural do produto artesanal.

Marli Puertas - marlipuertas.com.br

NovoLouvre

Curitiba como inspiração

Completando 10 anos de uma moda sempre inspirada nas referências culturais e artísticas de Curitiba, a marca Novo Louvre traz para a terceira edição do ID Fashion suas peças reconhecidas pela modelagem contemporânea e estampas digitais exclusivas. Denominando-se um escritório de design de moda, em contraponto ao tradicional termo “confecção”, a marca procura propor uma nova e moderna visão sobre como a moda deve ser, inovando nos processos produtivos e criando novas tecnologias que contribuem para a sustentabilidade econômica e social da cadeia fashion. Criada em 2007 pela terceira geração da família, tradicional comerciante de tecidos da capital paranaense, Novo Louvre, além do Brasil, também está presente na Europa e Ásia, levando a moda curitibana para o mundo.

Novo Louvre - novolouvre.com.br

Projeto Zero Um

Moda colaborativa cheia de atitude

O Projeto Zero Um nasceu em um espaço colaborativo com a proposta de ser, mais do que uma marca de moda, um laboratório de design que agrega talentos e conhecimentos de diversas áreas e busca criar iniciativas que estimulem os processos coletivos para desenvolver produtos únicos e inovadores. Em parceria com as marcas Novo Louvre e a Rocio Canvas, o Projeto Zero Um já participou de diversas ações colaborativas, como a apresentação em showroom pop up do NL Colab, durante o Vestrio, e também com compras coletivas de materiais que aumentam o poder de negociação e a possibilidade de trabalhar com fornecedores que normalmente só vendem para grandes empresas. Para o desfile no ID Fashion, a marca pretende buscar parceiros, principalmente fora do universo da moda, que vivem as mesmas referências criativas e que possam enriquecer a temática da coleção e seu resultado. Outra ideia é desenvolver coleções que envolvam os consumidores para entender o que esperam das roupas e como podem ser agentes e colaboradores da marca.

Projeto Zero Um - prjt01.com

Recco Lingerie

Referência em moda íntima

Fundada no final dos anos 70, na garagem da casa de Antonio Fernandes Recco com apenas três funcionários, a Recco, devido à qualidade e inovação dos produtos, começou a escrever uma história de sucesso que hoje a posiciona como uma das marcas mais reconhecidas do mercado de moda íntima. Atualmente, a empresa conta com 11 mil m2 de área, 720 colaboradores, mais de 100 profissionais de vendas, 25 lojas próprias e representantes comerciais em todo o país. Ao longo dos anos, a Recco Lingerie investiu em pesquisas e aumentou a sua linha de produtos, fato que refletiu diretamente no crescimento da empresa e na participação no mercado de moda íntima. Construindo sólidos relacionamentos, ouvindo e dialogando com parceiros, fornecedores e consumidores finais, a marca se consolidou como a “lingerie que te entende", reforçando sua presença em todos os momentos da vida da mulher.

Recco Lingerie - recco.com.br

Reptilia

Design como objeto de vestir

Marca que tem como base a experimentação contínua do vestir, propondo novos tingimentos e intervenções em tecidos, assim como materiais e aplicações que estimulam o desejo do consumidor. A marca aposta nas silhuetas contemporâneas, criadas e produzidas no atelier-modelo, localizado em Curitiba, a partir de um sistema ético e sustentável e uma equipe comprometida com uma produção qualificada. Em 2013 a marca conquistou o prêmio BtoBe sendo convidada a apresentar suas criações na "Who’s Next", em Paris, iniciando exportações para o Kuwait, Japão e Estados Unidos. Em 2015, abriu atelier próprio, onde desenvolve e produz coleções periódicas, além de projetos especiais que transitam livremente entre moda, arte e arquitetura.

Reptilia - reptilia.name

Sassy

Criações singulares para a mulher que vive seu tempo

Criada em 2016, a Sassy é focada em um público que procura autenticidade e significado para o ato de vestir, ou seja, pessoas reais que se mantêm antenadas e com senso crítico em relação ao seu tempo. Para as estilistas da marca, Fernanda Pompermayer e Rafaela Camilo, o ato de criar, no caso moda, é político e, dessa forma a Sassy se manifesta através do design e criações singulares que refletem seu universo. As designers propõem, por meio da economia feminina, novos valores que exploram o diálogo, a integridade, o consumo consciente e o empoderamento.

Sassy - @hello.sassy

Taquion

Especialista em praia, fitness e natação

Em 1993, a marca surgiu com propósito de criar peças de moda praia para atender a demanda do mercado local. O sucesso foi tão grande que a empresa começou a expandir suas fronteiras e seus segmentos, com o lançamento das coleções de natação e fitness, desenvolvidas com conceitos inovadores e produtos com alta tecnologia, com foco nos praticantes de atividades físicas e atletas. Desta forma, a Taquion tornou-se uma marca de referência em moda praia, fitness e natação distribuindo seus produtos em todo o território brasileiro através de lojas próprias, varejo, atacado, pronta entrega e e-commerce B2B e B2C. Direcionada para uma mulher madura, na faixa de 30 anos, mas que pratica atividade física para manter uma boa forma e cuidar da saúde e, ao mesmo tempo, cuida de seu lar e precisa estar sempre bem vestida para eventuais emergências, a Taquion investe em produtos que proporcionem bem estar sem esquecer-se de características importantes, como durabilidade e praticidade, para que as peças atendam as expectativas de funcionalidade exigida por suas clientes. Todas as matérias-primas utilizadas são minuciosamente escolhidas e testadas para melhorar a performance do consumidor com especificações para cada linha de produtos.

Taquion - taquion.com.br

Vale da Seda

Moda e consumo consciente

Marca coletiva que busca o fortalecimento do consumo consciente, que produz sob o conceito de design to cost de forma a racionalizar o uso de matéria prima. Para conquistar, cada vez mais, esse público identificado com consumo consciente e slow fashion, todos os artigos são feitos em seda e trazem etiqueta com QR Code que permite a rastreabilidade do produto, informando ainda o volume de carbono que a peça pode gerar durante toda a sua vida útil, assim como o sequestro de carbono feito pelas amoreiras necessárias para sua produção. Como não há possibilidade de produzir seda sem o cultivo de amoreiras, cujas folhas são o único alimento do bicho da seda, o QR Code ainda informa o número de amoreiras que precisaram ser cuidadas sem agrotóxicos para que a peça seja produzida. Nesta edição do ID Fashion, a marca parceira da Vale da Seda é Marli Puertas, marca feminina reconhecida pela elegância, exclusividade, conforto e qualidade de suas peças inspiradas no dinamismo da mulher contemporânea. A marca também se destaca por seus trabalhos manuais que evidenciam o resgate cultural do produto artesanal.

Vale da Seda - valedaseda.com.br

Veine

Moda autoral para um público descolado

Lançada em 2015, após quase um ano de planejamento, a Veine foi lançada durante a primeira edição do Manoo, um dos principais eventos de design autoral de Curitiba, participando ainda, uma semana depois, da primeira edição do LAB MODA, que possibilitou o contato da marca com a cena de moda autoral da cidade. A marca, moderna e comprometida socialmente, investe em cinco características que definem seu DNA criativo e perfil de público: contemporaneidade, design minimalista, moda sem gênero, coleções seasonless e atemporalidade.

Veine - veine.com.br